Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
O que vcs acharam do site?
Muito bom
Bom
Regular
Ruim
Ver Resultados





Total de visitas: 638
Pregações para Jovens
Pregações para Jovens

Três aspectos que os jovens devem cuidar

Amados do Senhor ,temos visto que os jovens tem sido bombardeados neste mundo terrestre,onde o inimigo número um o, satanás, tem colocado todos tipos de armadinha que possa tirar nossos jovens da presença de Deus e da Igreja.Seja na área da prostituição como na área dos vícios, enfim ,em todas áreas de corrupção moral o inimigo age; e tenho sempre dito nas minhas ponderações na Igreja que o nosso inimigo nos observa 24 horas,pois ele é nosso observador permanente visando uma falha para puder nos tragar,e os jovens e pastores sãos os mais visados por ele.
Quero mostrar neste estudo alguns aspectos como age o inimigo contra os jovens e como também vencê-lo seguindo as orientação do Senhor que Ele nos dar através da sua palavra.
Os jovens estão expostos aos ataques do inimigo,por isso é necessário proteger três áreas de nossa vida que estão muito propensas a ser atacadas pelas tentações.
Para isso analisaremos Mateus 4:1-11, onde nos mostra que antes de começar seu ministério Jesus foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para ser tentado.
Como jovens nos encontramos dentro desse deserto onde nossas vidas são provadas e tentadas. Jesus nos entende claramente quando passamos por uma tentação, ele sabe o que teremos que enfrentar ! Jovens, muitos de nós nos sentimos sem forças dentro desse deserto, porém Cristo é nossa fortaleza e pronto auxilio. O diabo não é tonto e sabia exatamente por qual aspecto podia atacar a natureza humana de Jesus. Vejamos quais são:
Físico: Jesus estava faminto e sedento, necessitando de alimento. Então o diabo lhe oferece que converta a pedra em pão. Mas Jesus responde contundentemente: “ Não só de pão viverá o homem, se não toda palavra que sai da boca de Deus ( v.4)” Em que aspecto físico está destacando Satanás?: Sexo, vícios, maus hábitos, alimentação, homossexualidade, rejeição ao nosso aspecto físico e muitas outras coisas. Não deixe que suas decisões te levem a perder tua pureza e integridade. Estamos expostos a satisfazer nossos corpos, mas a bíblia diz que nossos corpos são templos de Deus, por isso devemos cuidá-lo. As tentações físicas nos presenteiam constantemente, porém contamos com a promessa de qu Jesus está sempre conosco. Mantém uma boa alimentação, afaste-se de situações comprometedoras com o sexo oposto, trate sempre de fazer exercício. Já que estando bem fisicamente, tua relação espiritual com Deus também melhorará.

Segurança : Há ocasião que nos sentimos inseguros, as situações da vida que nos fazem duvidar da existência de Deus. Os jovens atualmente vivem com certa insegurança sobre seu futuro, amizades e economia. Sentimos incerteza e duvidas pelos sinais que nos chegam do exterior. Satanás sabe que é necessário estabilidade e segurança. Jesus foi levado a um templo alto e foi exposto para tentar a Deus, porém Jesus sabia que seu Pai cuidava dEle, e reconhecia que Deus não podia ser tentado. Deus conhece nossas necessidades e quando deixamos de confiar em que Deus cumprirá suas promessas estamos caindo na armadilha do diabo. A depressão,a solidão, o medo, e a ansiedade porque outras pessoas nos aceitem, são alguns pontos na qual o diabo nos debilita. Jovem, não deixes de depender de Deus em um momento difícil, ou por uma situação insegura, por uma circunstância adversa. Jesus sabe o que nos faz falta em cada um de nós, porém também necessita conhecer nossa fidelidade. Não te conformes com migalhas, Satanás pode oferecer certeza instantânea , porém Deus te oferece segurança eterna Poder : A fama, o dinheiro, o reconhecimento, o poder, as riquezas são tentações na qual estamos propensos a cair. O diabo ofereceu a Jesus todos os reinos deste mundo e sua glória. O que tem te oferecido Satanás ultimamente, dinheiro, elogios, poder? Jesus respondeu: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirá ( v.9)Nosso mundo nos oferece muitas coisas, porém nada é grátis.O pagamento será a tua vida. Jovem, não desperdice tua vida nos deleites deste mundo, mas sim na busca agradar a aquele que há prometido o melhor para você. Que não te afoguem suas amizades, nem a sociedade te pressione para tomar certa decisão. Conte com a firmeza e o caráter para dizer Não. Pode ganhar todo o mundo porém pode perder você a eternidade. Jesus nos ensinou como fazer frente a tentação.
Medita a Palavra de Deus e obedecê-la de coração. Estudar significa guardá-la em sua mente, memorizá-la. Quando vier a tentação, não te deixes vencer. Você conhece muito bem quais são as armadilhas e a que é mais fácil de cair, trate de memorizar versículo que este o acorde a situação que enfrentas e pode reparti-los quando chegue à tentação, e evita expor a situações que logo são difíceis de controlar. Assim como Jesus foi levado pelo Espírito Santo , nós também somos levados porque Deus quer que mostremos fortaleza de caráter e quer provar nossa obediência a Ele. Por isso devemos estar preparados já que em todo momento Deus deseja comprazer com nosso estilo de vida.

Jovens quem vocês estão imitando ?

Jovens quem vocês estão imitando ?
Virou normalidade em nosso meio ver jovens influenciados fortemente pela mídia. O deus desse mundo exerce uma forte influência através de Bandas de Rock’s, Novelas, Filmes,músicas e ritmos mundanos entre muitos artifícios para que as pessoas banalizem alguns comportamentos que não condizem com a palavra de Deus, que tudo vire uma normalidade.
Assim fez também a serpente com a Eva , influenciou para que ela comece do fruto da arvore. Mas olhem que interessante após a serpente ter tentado Eva, ela teve a seguinte reação :
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido que comeu também” (Gênesis 2:6)
Vamos ver em detalhes e comparar com nossos dias atuais. Primeiramente diz: “…. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar …”, notem comigo, a palavra parecia, ou seja, ela tinha consciência que poderia ser apenas aparência, e a fruta corria o risco de ser ruim. Logo depois fala “… era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento”. Percebem que nos dias atuais ainda há uma ligação muito forte com esse versículo, vejam que Eva foi seduzida pelo que os seus olhos viam e além disso desejou obter discernimento. Hoje acontece a mesma coisa, os jovens primeiramente vêem algo que possa ser legal como por exemplo fazer parte da turma da popularidade da escola , e são atraídos por verem que possa ser legal, além disso desejam obter algo, no caso a popularidade. Além disso, são tão corrompidos por esses pensamento que “ dão” esses frutos a outra pessoa, ou seja, assim como Eva, comeu o fruto e deu também ao seu marido, os jovens influenciam a outros jovens para seguir o mesmo caminho.
Infelizmente isso não só acontece com os jovens do mundo mas também no meio Cristão. E então eu te pergunto: Qual está sendo a sua influência na vida de outras pessoas ? Você tem influenciado as pessoas serem como os famosos, que se vestem legal, tem um comportamento rebelde, ou você , tem influenciado as pessoas serem como você seguidor de Cristo?
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. ( 1 Corintios 11:1)
A sua vida deve ser um exemplo para todos os que te cercam. Primeiramente você deve ser como Cristo, e para que você tenha o mesmo caráter dEle é necessário dedicação e principalmente praticar a palavra de Deus.
Há um jovem na bíblia que nos ensina muito. Olha o que Paulo fala para Timóteo :
“ Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” ( I Timóteo 4:11)
Percebem que não adianta você ser somente um jovem que vai de sábado e domingo na igreja. O que importa é que você seja um exemplo em todas as essas coisas, “… na palavra, no procedimento (olha a prática dos ensinamentos), no amor, na fé e na pureza”
Quando você possui um comportamento assim, você não precisará ficar falando para as pessoas : “ Siga o meu exemplo , porque eu sou imitador de Cristo” Não amados ! Quando você tem um comportamento desses, você sem perceber é um exemplo para muitos, e eles ficaram incentivados para ter as mesmas qualidades que você tem em Cristo.Por isso seja um Exemplo de Jovem, não pelo o que você veste, nem pela marca da camisa que você usa, mas sim pelo caráter de Cristo que atua em sua vida. E assim sem perceber, você será um canal de benção para que muitos jovens, conheçam a plenitude da comunhão com Cristo !Tenho colocando sempre a vida do jovem e jogador Kaká e sua esposa a pastora Caroline Celico,ambos mantiveram fiéis a Deus durante todo o namoro deles e subiram ao altar virgens,o que parece caretice para o mundo,mas pra Deus chama-se isso de FIDELIDADE.
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois agindo assim, você salvará tanto a si mesmo, quanto aos que o ouvem” ( I Timóteo 4:16) .
Que Deus em Cristo te ajude a vencer as adversidades do mundo e da carne ,que sãos inimigos mortais e que podem nos tirar da presença do Senhor.

 

Como saber se um relacionamento é de Deus?

 

 

Em minha prática com solteiros cristãos, constantemente recebo e-mails que incluem alguma coisa sobre qual seria a vontade de Deus. A pessoa diz: ”Conheci alguém na Internet há algumas semanas/meses e é evidente para nós que nossa relação é de Deus” ou acaba com a pergunta ” Como saber se esse relacionamento é da vontade Deus?”

 

Eu certamente acredito na vontade de Deus e sei que Cristo disse que deveríamos sempre buscar a vontade do Senhor para nossas vidas. No entanto, o que normalmente segue a esses e-mails transparece alguma pressa nessas pessoas em buscar a vitória tão desejada.

 

Outros e-mails falam de histórias de cortar o coração, como casos em que o começo do relacionamento tinha-se a certeza de que a relação era da vontade de Deus mas o casamento, ou sexo, ou rejeição ou qualquer outro motivo está acabando com a relação e, então, a pessoa acaba ficando muito confusa.

 

Deixe-me dividir com você algumas idéias relacionadas a vontade de Deus e o relacionamento afetivo, principalmente aqueles que envolvem Internet. Se você se descobrir discutindo casamento depois de alguns e-mails e você nunca encontrou a pessoa frente-a-frente, eu não acredito que a vontade de Deus possa ser conhecida nesse momento. Vá devagar e deixe que o tempo revele a você se esse é o melhor, o relacionamento certo para você.

Deus usa outras pessoas de nossas vidas para confirmar Sua vontade para nós. Não, elas não são perfeitas, mas podem nos dar ótimos conselhos. Não peça opinião para alguém que você sabe que vai te dizer “Sim, vai fundo!” Procure sempre o conselho de um pastor (ou esposa de pastor) que você saiba que pode ajudar. Eles poderão lhe dar conselhos práticos e espirituais que possam lhe fazer entender como se sair bem nessa situação. O ideal é que vocês conversem várias vezes sobre o assunto. Pare antes de começar qualquer coisa e se faça as seguintes perguntas:

 

“O que essa pessoa tem que eu não poderia viver sem?”. “O que essa pessoa tem (característica ou situação) que seria ruim num futuro casamento?”

 

Faça uma lista de tudo de bom e ruim e examine essa lista com muito cuidado. Você não conhece a pessoa o bastante para fazer a lista – principalmente no lado ruim? Você precisa dar mais tempo a esse relacionamento. Todo mundo tem um lado ruim e se você não consegue encontrá-lo, então eu acho que você não conhece essa pessoa de verdade.

 

É maravilhoso encontrar alguém com quem possamos orar e discutir as coisas de Deus. Esse é um ingrediente essencial para um relacionamento cristão saudável e de sucesso. Orações à distância, pelo telefone ou pela internet não é a mesma coisa que você orar com a pessoa ao seu lado. Mas cuidado: oração requer intimidade e eu sugiro que esse nível de oração não deve ser compartilhado em um estágio inicial de relacionamento. Essa intimidade pode acabar mascarando outras coisas que você deveria estar observando.

 

Qual é a motivação de ambos para usar a Internet para encontrar um relacionamento? No caso, ambos estão “procurando” alguém – o que não é ruim – mas você deve reconhecer que outras coisas estão envolvidas. DÊ TEMPO AO TEMPO e deixe Deus confirmar em você, mais e mais, de variadas maneiras que esse é o relacionamento que ele deseja para você.

 

Uma outra coisa: seu relacionamento é uma relação de companheiros ou um dos dois está sempre dando e outro recebendo? Suas conversas normalmente giram em torno do que agrada a vocês? O outro é centralizador e continuamente traz a conversa para ele próprio? Relacionamentos devem ser momentos saudáveis de carinho e compartilhamento e não só coisas que fazem vocês dois se sentirem bem.

 

A Internet é um veículo maravilhoso para se conhecer pessoas. E também para se criar expectativas – e muitas vezes vão além da realidade. Deus pode usar a Internet para trazer alguém para sua vida. Ele tem feito isso com muitos e pode fazer o mesmo com você. No entanto, não se apresse quando conhecer uma pessoa interessante. Dê tempo e curta uma relacionamento saudável e profundo. Veja como a pessoa é com seus amigos e sua família. Deus vai revelar sua vontade a vocês aos poucos.

 

Talvez Deus guie você a se relacionar com outras pessoas para que você construa boas amizades. Boas amizades vão trazer a você muitas oportunidades de conhecer a pessoa que você está procurando.

Porque sexo antes do casamento é pecado?

 

A resposta simples é: porque a Bíblia diz. No entanto, diferentemente de outros mandamentos, a proibição de fornicação (sexo antes do casamento) é difícil de ser simplesmente aceita. Não ouvimos por aí ninguém questionando porque devemos não matar, roubar, ou mesmo amar ao próximo como a si mesmo. Quando se fala em se manter virgem até o casamento, até mesmo cristãos de verdade (muitos só se dizem cristãos) têm seus questionamentos. Não que alguém duvide que seja errado, só não se sabe bem porquê. De fato, como obedecer algo que não entendemos é muito mais difícil, muitos caem em tentação pela ignorância de não compreenderam a maravilhosa vontade de Deus.

Há algum tempo, quando sua avó casou, por exemplo, essa dúvida nem seria trazida à baila. Tão claro como hoje, as pessoas sabem que não deve se matar ou roubar, se sabia que o sexo era para depois do casamento (ao menos para as mulheres). Hoje em dia, fazer sexo fora do casamento é “normal” e ter uma vida sexual ativa é aclamado como sendo necessário para que a pessoa seja saudável e “de bem com a vida”. No entanto, esse mandamento veio diretamente de Deus e, ainda que o mundo cada vez mais tente levar-nos a crer que guardar-se para o casamento é sem sentido e ultrapassado, tem em si a perfeição que tudo que vem de Deus possui.

Muitas pessoas não sabem nem ao menos onde se encontra na Bíblia esse mandamento. Então vamos começar por aí. Dependendo da tradução as palavras mudam, mas você pode encontrar esse mandamento em Atos 15:20, 15:29, 21:25.

a)   “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, das relações sexuais ilícitas, do que é sufocado e do sangue. At. 15:20

b)   “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e das relações sexuais ilícitas; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.At. 15:29

c)   “Quanto aos gentios que creram, já lhe transmitimos decisões para que se abstenham das cousas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas.” At.21:25

Mas o que a Bíblia diz sobre o sexo:

1. Deus é a favor do sexo. Ele o criou puro, limpo, bonito e deseja que suas criaturas o desfrutem plenamente no casamento.

2. O propósito do sexo é:

A. Procriação – a extensão do amor dos pais na concepção dos filhos.

B. Comunicação – unidade conjugal.

C. Recreação – o prazer conjugal.

3. Deus planejou o sexo para o casamento.

Confira em Gen.1:28 Hebreus 13.4 ; 1 Tessalonicenses 4. 3-8 ; 1 Coríntios 6. 12-20.

d)   “Então Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.” Gn. 1:28

e)   “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” Hb. 13:4

f)    “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu próprio corpo em santidade e honra, não com desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;e que, nesta matéria, ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo. ” I Tessalonicenses 4. 3 ao 8.

Diante da avalanche devastadora que atualmente tenta transformar o sexo antes do casamento em um fato normal e totalmente aceitável; devido a força implacável que a pressão dos amigos e da mídia exerce; pela assustadora proliferação do sexo precoce, é evidente a necessidade de um estudo claro, amplo, franco, aberto sobre estas questões tão polêmicas, e que são tão reais à sua problemática de vida. Então você já sabe que é errado, mas por que é errado?

Como qualquer outro pecado, sexo antes do casamento, tem suas conseqüências…

1. Efeitos Físicos

- Perda da virgindade;

- Gestação inesperada;

- Filho ilegítimo;

- Aborto;

- Casamento forçado;

- Doenças venéreas.

2. Relacionamentos Desfeitos

Muitos namoros e noivados terminam justamente devido ao envolvimento sexual. O sexo, que foi idealizado por Deus para ser uma bênção quando praticado sob Seus princípios, torna-se uma catástrofe. Para os dois jovens envolvidos é muito complicado desfazer o relacionamento, livrar-se dos elos que os encurralou, equacionar as dificuldades mútuas e as brigas constantes que surgem em decorrência. Há também a chance concreta de um dos dois sentir-se usado pelo outro e, quando a relação termina, esse é um fator que machuca demais.

3. Culpa

Assim como muitas formas de imoralidade e desobediência dos padrões divinos, o sexo antes do casamento também produz culpa.

4. Abalo emocional

O preço emocional para uma imoralidade sexual é imensurável. Suspeita, desapontamento, tristeza, stress, sentimento de vazio são algumas emoções destrutivas que a sucedem.

Uma garota afirmou:

- Depois da experiência você fica mais dependente do que nunca do rapaz. Ele é a sua vida e você se sente inteiramente vulnerável. Quando meu namorado terminou comigo senti-me péssima, horrível. Ao saber que após uma semana ele já tinha outra, fui invadida por um sentimento de rejeição desesperador.

Eis o depoimento de outra moça:

- Pensei que a relação sexual seria mais satisfatória, mas me enganei. Confessei a Deus o que fiz. Sei que Ele me perdoou. No entanto, o que me entristece, é que nunca mais receberei minha virgindade de volta. Temo pelo dia em que terei que contar ao homem que o Senhor tiver escolhido e separado para mim, que ele não será o primeiro.

5. Ataques Contra a Auto-Estima

A causa para um envolvimento sexual antes do casamento, também pode vir a ser uma de suas conseqüências. Envolvimento sexual fora do casamento acentua os sentimentos de insegurança, humilhação e as dúvidas pessoais.

6. Escravidão Espiritual

A Palavra de Deus declara em 1 Pedro 2.11: “As paixões carnais fazem guerra contra a alma.” e em 1 Pedro 5.8, o apóstolo menciona o diabo como nosso adversário, que anda ao nosso redor como leão que ruge à procura de alguém para devorar. O sexo é o meio pelo qual Satanás escraviza os seres humanos física, emocional e espiritualmente – ao mesmo tempo – em diversas oportunidades. O pecado sexual prejudica o relacionamento e o caminhar do adolescente com Deus. Já observei que jovens mergulhados em uma relação ilícita são mais vulneráveis a outras tentações.

Acima de todas essas razões, fazer sexo fora do casamento implica em desobedecer uma determinação de Deus. Quando pecamos contra Deus pagamos o preço. O Espírito Santo se entristece e se afasta, decepcionamos a nosso Senhor e Salvador – que nos garantiu que nunca sofreríamos tentação que não pudéssemos resistir e atendemos a concupiscência da carne, voltamos a agir como a velha criatura, voltamos ao jugo de Satanás. Cabe a cada um de nós resolver o que fazer… Lembre-se “Tudo posso naquele que me fortalece.” Inclusive esperar…

Quais os cinco princípios bíblicos para o namoro?

 

 

1. Princípio de plantar e colher

Lembrete: polegar.

 

Faz-se os buracos com o polegar para se plantar sementes de ameixa.

 

“Nasceu um monte de ameixeiras!!! Mas por que? Eu odeio ameixas! Tinha esperança de que nascessem maçãs!… mas plantei ameixas.”

 

Quando se fala em uma semente, deve-se hoje mesmo imaginar a árvore e seus frutos – as conseqüências. Raciocine e seja prudente. Seja sábio! Se eu fumar, terei como conseqüências câncer, tuberculose, dentes escuros, mau hálito. Pessoas que dizem “posso namorar uma pessoa não cristã” são pessoas que não vêem o quadro todo, com suas conseqüências no futuro. Tudo que eu faço no namoro trará conseqüência, dará frutos, cedo ou tarde.

 

2. Princípio do fogão

Lembrete: dedo indicador.

 

Fico usando o indicador para colocar a mão no forno à lenha quente.

 

“Ah! Eu sou mais esperto que os outros! Todo mundo põe a mão na chapa e se queima. Eu vou provar que não me queimarei!”

 

“Coloco saliva no dedo, e… psst! Viu? Não me queimei! Mais um pouco de saliva, e… psst! Viu só? Há! Não me queimei! Olha!!! psst!… psst!… psst!… Não queimou, não queimou!!! Olha! psssst! Aaaiiii! Auuu, me queimei, me queimei…”

 

Há dois tipos de pessoas: as que vêem os outros se queimarem e pensam “se eu fizer isto, também vou me queimar” e as que pensam que são mais fortes e inteligentes que os outros, e acham que nunca o que aconteceu aos outros poderá acontecer com ela. As primeiras aprendem com os que se queimaram. As outras são prepotentes. Não dão valor a conselhos (mesmo bíblicos, como Pv.6:25, 27-28) e acham que errar de vez em quando não é tão grave: não viciará nem trará conseqüências e, afinal, “eu tenho o controle da situação” – até o dia de não o terem…Se eu nunca namorar uma pessoa não cristã terei quase certeza de que não me casarei com uma pessoa não cristã.

 

3. Princípio do central

Lembrete: dedo central.

 

O maior dos dedos, que está no centro, é o dedo central. O primeiro dedo a tocar é este.

 

“Estamos fazendo algo juntos para Cristo?”

 

“Quem é o centro da nossa vida e dos nossos relacionamentos?” Se sou cristão e tenho um namoro cristão, então estou afirmando que ele é o centro de minha vida e do meu namoro.

 

“Amo mais a Cristo ou a minha mãe?” Se minha mãe estivesse na nossa frente quando estamos sozinhos (nos amassando, por exemplo), eu me envergonharia? Mas Jesus sempre está comigo!

 

Jesus deve estar sempre entre nós. Não peça licença para Ele em hipótese alguma! Lembre-se do primeiro dedo a tocar: que seus toques sejam santos.

 

4. Princípio da aliança

Lembrete: dedo do anel, da aliança do casamento.

 

Sinceramente, só saberei se casarei com a pessoa que está ao meu lado quando estiver casado. Portanto, o que temos feito juntos?

 

Levarei para o casamento as conseqüências de tudo o que fiz antes dele, sozinho ou com outras pessoas.

 

5. Princípio do rebaixamento

Lembrete: dedo mindinho.

 

Não rebaixe os seus padrões de namoro. Estabeleça padrões e não os viole. Planeje com antecedência o que vai e o que não vai fazer no namoro. Saiba com quem vai e com quem não vai namorar. Se decidir não estabelecer padrões de namoro, o que fazer quando alguém não temente a Deus te convidar a fazer coisas ou ir a lugares impróprios? Não pensarei: “Na igreja ninguém se interessa por mim… aquele rapaz não é da igreja, mas tá tão afim de mim… me convidou para sair… vou namorar com ele!”. Se estabeleço padrões, nem esquento a cabeça: a resposta já está determinada! E Deus honrará minha atitude! Elevar meus padrões não é a chave para conseguir namorados, mas para conseguir-se um conjugue melhor.